O barro ganha forma, e a comunidade ganha futuro.”

ARTE 351

Programa de Artistas Emergentes do Atelier Retiro

O Programa de Artistas Emergentes do Atelier Retiro oferece uma oportunidade única para jovens artistas ou artistas com menos de cinco anos de carreira se imergirem no mundo da cerâmica, através de uma residência intensiva.

Este programa visa apoiar a nova geração de artistas, proporcionando-lhes o ambiente e os recursos necessários para o desenvolvimento da sua prática artística. Os participantes têm a oportunidade de trabalhar em colaboração com outros artistas, de construir redes internacionais e de participar em exposições, ao mesmo tempo que experimentam a cultura rica e a beleza de Guimarães, Portugal.

O programa foi concebido para ser acessível a artistas em início de carreira, permitindo-lhes explorar a cerâmica de forma aprofundada, sem a necessidade de pagar o valor integral da residência. Através de contribuições da comunidade, artistas emergentes podem beneficiar deste apoio, que cobre parcialmente os custos da residência.

Este programa surgiu em 2024, a partir de uma situação de crise enfrentada pelo Atelier Retiro. Depois de perdermos um investimento significativo e de estarmos à beira de fechar as portas, decidimos não desistir e procurámos apoio na nossa comunidade para salvar o Atelier. A criação do Programa de Artistas Emergentes foi uma resposta a essa crise, permitindo-nos garantir a continuidade das residências de verão de 2025 e oferecer uma plataforma para os artistas em ascensão.

A resposta foi extremamente positiva, com doações de várias partes do mundo, e, graças ao apoio da comunidade, conseguimos viabilizar o programa e dar aos artistas emergentes a chance de crescer e criar no nosso espaço.

Cada artista emergente do Atelier Retiro terá direito a uma vaga completa numa das sessões das residências de verão, sem qualquer tipo de custo monetário. Será fornecido um lanche da manhã, um almoço e um lanche da tarde em todos os dias de instrução. Será dado acesso independente ao atelier, das 10h da manhã às 10h da noite, permitindo que o artista entre e saia quando desejar, podendo organizar o seu tempo como achar conveniente. Serão realizadas duas exposições coletivas na Nº6 | Galeria de Cerâmica: uma no final da residência e outra com todos os artistas emergentes no mês de setembro. Nenhum valor monetário será atribuído a qualquer artista.

O artista deverá classificar as sessões das residências de acordo com o seu interesse em participar em cada sessão. Apenas após o período de seleção é que o artista emergente será informado sobre a sessão de residência na qual obteve a vaga. As vagas serão distribuídas de forma justa e com base no mérito da avaliação da candidatura. Deve ter em consideração que a sua primeira escolha poderá não ser a opção final, pelo que deverá estar preparado para participar noutra sessão.

Sessão 1 - Cerâmica para Principiantes: Do zero a 1 quilo 1 a 14 de junho de 2025
Sessão 2 - Azulejos Portugueses: Passado, Presente e Futuro 15 a 28 de junho de 2025
Sessão 3 - Joalharia Elevada com Barro e Fornos Alternativos 29 de junho a 12 de julho de 2025
Sessão 4 - Alteração de Formas à Roda: Animais e Vegetais 13 a 26 de julho de 2025

REQUISITOS

O Programa de Artistas Emergentes do Atelier Retiro está aberto a estudantes no meio artístico ou de design, assim como a artistas com menos de cinco anos de prática com barro e menos de cinco anos de vendas de cerâmica. O programa é destinado a jovens talentos que desejam expandir a sua prática artística, explorando a cerâmica, independentemente da sua experiência prévia com barro. Ou seja, não é necessária experiência prévia com cerâmica, mas é necessário ter experiência artística ou em design.

Requisitos Base

  • Apenas podem candidatar-se indivíduos com 18 anos ou mais.

  • Os candidatos devem residir em Portugal e ser portugueses ou possuir cartão de residência em Portugal.

  • A candidatura pode ser apresentada em português, inglês ou numa combinação de ambas as línguas. Não é necessário traduzir qualquer documento solicitado, caso este esteja redigido em português, inglês ou em ambas as línguas.

  • As vagas destinam-se a Artista Emergentes estudantes no meio artístico e de design ou até cinco anos após a graduação e a Artistas Emergentes em Barro com menos de cinco anos de prática e menos de cinco anos de vendas de cerâmica.

  • Cada candidato é responsável pela sua própria habitação durante a residência.

  • Serão fornecidos um lanche da manhã, o almoço e um lanche da tarde a cada artista emergente nos dias de instrução. Todos os jantares, outros lanches e refeições fora dos dias de instrução são da responsabilidade do artista residente.

Requisitos para a candidatura

  • Não é necessária experiência prévia com barro. No entanto, é obrigatória experiência artística ou de design.

  • Deverá submeter uma carta de intenção, que pode ser apresentada de forma escrita, em vídeo ou por meio de uma obra de arte. Esta carta deve definir claramente a sua intenção de exploração durante a residência, com base na oferta formativa, e explicar o impacto que esta experiência terá na sua prática artística após a sua conclusão.

  • A apresentação de uma carta de recomendação é opcional. A carta pode ser fornecida por um instrutor, supervisor, chefe, colega de estúdio, ou qualquer outra pessoa relevante para a sua prática artística.

  • O CV deve incluir informações sobre a sua formação académica e uma linha do tempo da sua experiência com barro ou prática artística, abrangendo tanto a vertente artística quanto a profissional

  • Deverá incluir um portfólio da sua prática artística, que pode englobar qualquer ramo da arte ou design. Para candidatos com experiência em cerâmica, o portfólio pode incluir obras de cerâmica realizadas.

  • Após a primeira aprovação, o artista será direcionado para a fase de entrevista. A entrevista será conduzida de forma informal, podendo ser realizada presencialmente ou virtualmente. O objetivo principal da entrevista é proporcionar uma oportunidade para o candidato conhecer a equipa do Atelier Retiro, bem como permitir que a equipa conheça melhor o candidato.

    Durante a entrevista, poderão ser colocadas questões ao candidato relativas à sua candidatura ou ao seu trabalho artístico. A conversa será informal e não será exigida qualquer preparação prévia por parte do candidato.

Avaliação

As candidaturas serão avaliadas com base nas seguintes variáveis e respetivas ponderações:

  • Carta de Intenção/ Motivação: 25% (0 a 25 pontos)

  • Curriculum Vitae (CV, qualquer tipo de modelo): 15% (0 a 15 pontos)

  • Portfólio de prática artística (abrangendo qualquer área da arte ou design): 45% (0 a 45 pontos)

  • Entrevista: 15% (0 a 15 pontos)

Adicionalmente, será atribuído um valor extra de até 10 pontos para a carta de recomendação.

PROCESSO DE SELEÇÃO E DATAS

  • 1 de abril: Abertura da open call

  • 20 de abril: Fecho da open call

  • 21 e 22 de abril: Exclusão de candidaturas incompletas ou que não cumpram os requisitos. As candidaturas completas serão enviadas ao júri.

  • 2 de maio: Todos os artistas selecionados serão contactados.

  • 6 a 9 de maio: Entrevistas informais, presenciais ou online.

  • 10 de maio: Todos os artistas selecionados para a residência serão contactados.

  • 15 de maio: Os artistas selecionados devem confirmar a sua aceitação até esta data.

Uma vez atribuída a residência, o candidato tem 5 dias para aceitar. Caso não aceite ou desista, a vaga será atribuída ao próximo da lista de espera. Não será atribuída uma residência de substituição e, se o artista não puder comparecer à residência, perderá a sua vaga.

Torna-te num

Artista Emergente

e explora a cerâmica no Atelier Retiro

"O Retiro é, de facto, uma verdadeira pérola como espaço de aprendizagem, onde te sentes seguro e parte de uma comunidade bela e diversificada. É um lugar onde acabas por descobrir muito mais do que esperarias obter do barro e dos seus processos. Fui até lá à procura de ajuda técnica específica para um projeto e saí não só com isso, mas também com uma nova e inspiradora coleção de referências criativas (e uma playlist de música incrível...)."

GABE

"O retiro é uma comunidade genuína, onde fui apresentado a materiais e técnicas de cerâmica que fortemente influenciaram o meu trabalho artístico"

RYAN

"Embora aprender técnicas básicas de escultura e experimentar com barro tenha sido uma ótima experiência, diria que o resultado mais gratificante do meu curto tempo a trabalhar no Atelier Retiro foi a comunidade de grandes artistas de que passei a fazer parte. É isso que me faz voltar a este lugar criativo inigualável."

IAGO

"O Retiro foi o lugar que me fez apaixonar pelo barro pela primeira vez e mostrou-me o quanto a prática da cerâmica pode ser muito mais do que eu imaginava. Lá, encontrei não só apoio para todas as minhas ambições, ao aprender desde o básico até aos detalhes mais avançados da cerâmica, mas também um ambiente estimulante de pessoas com a mesma mentalidade, que irradiam um enorme amor pelo seu ofício e uma paixão por cultivar ambientes amorosos e inspiradores.

Estão sempre a fazer o seu melhor para encontrar cada pessoa onde ela está e levá-la ao próximo nível. Vou sempre lembrar-me do atelier como um lugar onde há sempre risos, abraços e arte incrível!!!"

KARI