Sessão 3
Joalharia Elevada com Barro e Fornos Alternativos
29 de junho’25 - 12 de julho’25
Não é necessária experiência com barro.
Quer nunca tenhas tocado em barro antes, quer desejes adicionar joalharia em cerâmica à tua prática já estabelecida, , este curso intensivo é perfeito para si. Com uma turma íntima de apenas seis pessoas, receberás a atenção personalizada da instrutora, assim como dos técnicos que assistem o curso.
O Atelier Retiro e a nossa comunidade dão-te as boas-vindas!
Estamos entusiasmados por partilhar esta residência contigo, desfrutar de almoços, histórias e criar amizades duradouras, além de peças de cerâmica e joalhria!
Estas duas semanas serão dedicadas à exploração do mundo da criação de missangas cerâmicas contemporâneas e de todas as pequenas e encantadoras criações que essas missangas podem inspirar. Isto inclui experimentar uma variedade de técnicas na modelagem, decoração, queima e design.
Vais criar os teus próprios suportes de forno para a cozedura de missangas, explorar texturas, engobes e monoimpressão na criação das contas/missangas e experimentar várias técnicas alternativas de cozedura, como cozedura raku em pequena escala e cozedura em barril.
Também vais aprender técnicas básicas de soldadura, competências em trabalho de metal e design de joalharia, o que te vai permitir combinar metal e barro para elevar o teu trabalho e criar peças de joalharia únicas, prontas a usar ou vender.
Finalmente, a tua experiência acaba com uma exposição coletiva em galeria, onde tens a oportunidade de mostrar as tuas peças finalizadas e de estar em contacto com outros criadores e amantes de arte.
Vais sair daqui com uma mala cheia não só de peças concluídas, mas também de técnicas, competências e ferramentas para incorporar na tua prática artística em casa, mesmo que disponhas de espaço e orçamento limitados.
-
As aulas vão ser dadas em inglês, português, holandês e francês.
-
É importante que todos os participantes tenham um espírito aventureiro, vontade de aprender e as unhas curtas e bem aparadas.
As unhas devem ser curtas para trabalhar na roda de oleiro, permitindo que a ponta dos dedos seja utilizada sem arranhar ou perfurar o barro.
-
Os participantes devem usar roupas e calçado que não se importem de sujar.
Além disso, é importante notar que o Atelier Retiro não possui ar condicionado. É um edifício antigo de granito, normalmente fresco, mas a roupa deve ser adequada à estação: fresca no verão e quente no inverno.
O Atelier Retiro dispõe de uma máquina de lavar roupa para os residentes lavarem as suas roupas sujas de barro.
2800€ por residente - IVA incluído
Todas as residências baseadas no currículo incluem materiais (salvo indicação em contrário), almoço e dois lanches, que estão incluídos no custo do curso.
Todos os requisitos alimentares dos residentes devem ser comunicados antes da sua chegada. Todos os menus serão preparados de forma a serem acessíveis para todos os residentes. É possível optar por não usufruir da alimentação fornecida. Toda a comida e bebidas adquiridas fora do Atelier Retiro são da responsabilidade do residente.
2300€ por residente (Sem alimentação) - IVA incluído
Todas as residências, doações, produtos ou bens vendidos no Atelier Retiro estão sujeitos a um imposto de +23% em Portugal. Recomendamos que consulte o seu contabilista local caso pretenda obter informações sobre benefícios ou isenções fiscais aplicáveis na sua região. Receberá uma fatura formal, recibo e qualquer documentação necessária mediante solicitação.
As aulas e residências não contam para acreditação escolar.
Larissa Stutterheim
Larissa Stutterheim
“Tenho trabalhado com barro, metal e pedras há décadas, mas foi há cerca de sete anos – quando recebi um kit de iniciação à soldadura como presente de aniversário e comprei o meu primeiro forno de micro-ondas – que comecei a perseguir de forma mais intencional o meu interesse em criar joalharia multimédia que combina argila, metal, vidro e pedra.
Experimentei técnicas de decoração, vidragem e cozedura de cerâmica, e segui uma variedade de cursos de ourivesaria, tudo para conseguir dar vida mais facilmente às muitas ideias que habitam na minha cabeça.
Fiz tudo isto durante vários anos como um projeto paralelo e de paixão, mas há pouco mais de dois anos, abandonei a minha carreira como professora de Inglês numa escola secundária nos Países Baixos e mudei-me para Portugal, onde agora dedico todo o meu tempo e energia às minhas aventuras artísticas.
Estou ansiosa por partilhar convosco tudo o que descobri ao longo dos meus anos de aprendizagem e experimentação.”