Sessão 4

Alteração de Formas à Roda: Animais e Vegetais

13 - 27 de julho’25

É necessária experiência na roda de oleiro (intermédio).

Deves ser capaz de fazer um cilindro de 15 centímetros.

Se tens um conhecimento básico e controlo da roda de oleiro (capacidade mínima de criar cilindros de 15 centímetros) ou se já és um profissional, esta residência trará uma dimensão escultórica completamente nova ao teu trabalho.

Com uma turma reduzida de apenas seis participantes, receberás atenção personalizada da instrutora, bem como dos dois técnicos que assistem o curso.

O Atelier Retiro e a nossa comunidade dão-lhe as boas-vindas!

Estamos entusiasmados por partilhar esta residência contigo, desfrutar de almoços, histórias e criar amizades duradouras, além de belíssimas peças!

Destinado a ceramistas de nível intermédio a avançado, a Mestra Inês Salgado conduz-te numa exploração de formas alteradas. Transforma cilindros simples em peixes ou coelhos, formas fechadas em pássaros e abóboras, e permite que a simetria da roda de oleiro dê vida a uma forma humana, como um torso ou um busto! Os minerais complexos que compõem o barro ganham vida nesta residência, onde a tua imaginação é a única limitação. Vem aprender a transformar as tuas peças em fantásticos animais, vegetais ou formas humanas!

Nesta experiência de duas semanas, terás a oportunidade de transformar um pedaço de barro em vasos funcionais e escultóricos. Além disso, haverá visitas a museus, palestras sobre a história da cerâmica portuguesa, experiências com cozedura Raku, e acabas a residência com uma exposição coletiva na Nº6 - Galeria de Cerâmica, onde a nossa comunidade de cerâmica será convidada a partilhar a alegria das tuas conquistas.

  • As aulas vão ser dadas em inglês e português.

  • É importante que todos os participantes tenham um espírito aventureiro, vontade de aprender e as unhas curtas e bem aparadas.

    As unhas devem ser curtas para trabalhar na roda de oleiro, permitindo que a ponta dos dedos seja utilizada sem arranhar ou perfurar o barro.

  • Os participantes devem usar roupas e calçado que não se importem de sujar.

    Além disso, é importante notar que o Atelier Retiro não possui ar condicionado. É um edifício antigo de granito, normalmente fresco, mas a roupa deve ser adequada à estação: fresca no verão e quente no inverno.

    O Atelier Retiro dispõe de uma máquina de lavar roupa para os residentes lavarem as suas roupas sujas de barro.

2800€ por residente - IVA incluído

Todas as residências baseadas no currículo incluem materiais (salvo indicação em contrário), almoço e dois lanches, que estão incluídos no custo do curso.

Todos os requisitos alimentares dos residentes devem ser comunicados antes da tua chegada. Todos os menus serão preparados de forma a serem acessíveis para todos os residentes. É possível optar por não usufruir da alimentação fornecida. Toda a comida e bebidas adquiridas fora do Atelier Retiro são da responsabilidade do residente.

2300€ por residente (Sem alimentação) - IVA incluído

Todas as residências, doações, produtos ou bens vendidos no Atelier Retiro estão sujeitos a um imposto de 23% em Portugal. Recomendamos que consulte o seu contabilista local caso pretenda obter informações sobre benefícios ou isenções fiscais aplicáveis na tua região. Receberás uma fatura formal, recibo e qualquer documentação necessária mediante solicitação.

As aulas e residências não contam para acreditação escolar.

Inês Diana Salgado

Inês Diana Salgado



Inês Diana Salgado iniciou a sua formação em cerâmica em 1985, na Escola Artística António Arroio, onde concluiu o Curso de Arte e Design Cerâmico, complementado por uma especialização em Olaria no CENCAL.

Em 1994, fundou o seu próprio atelier, começando a produzir peças que foram vendidas em diversas lojas e feiras de artesanato, tanto a nível nacional como internacional.

Ao longo dos anos, dedicou-se a uma formação contínua, adquirindo competências numa ampla variedade de técnicas.

Paralelamente, construiu uma carreira sólida como formadora de cerâmica em várias instituições, onde descobriu o gosto pelo ensino.

Há 10 anos, criou a Olaria Lisboa, um espaço dedicado ao ensino de diversas técnicas cerâmicas, com especialização em Olaria, onde se dedica a transmitir o conhecimento que acumulou ao longo da sua trajetória.

Inês é também formadora no Centro de Formação Profissional das Caldas da Rainha (CENCAL), onde leciona há mais de uma década.

Ao longo da sua carreira, teve o privilégio de aprender com grandes Mestres da Cerâmica Portuguesa, como José Falardo de Almeida (o seu primeiro Mestre) e João e Armindo Reis (os últimos Mestres Oleiros das Caldas da Rainha, que permanecem como as suas maiores referências e exemplos). Foi ainda aluna de personalidades como Querubim Lapa, Lurdes Castro, Ferreira da Silva e Herculano Elias, entre outros.